<body> <iframe src="http://www2.blogger.com/navbar.g?blogID=33452210" height="30px" width="100%" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" id="navbar-iframe" frameborder="0"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

Thursday, March 08, 2007
LATINOS OU HISPÂNICOS ?

Certa pergunta nunca me passou pela cabeça até o dia em que me deparei com um formulário demente da seguridade social americana:

Your ethnicity:

( ) White ( ) Black ( ) Hispanic

É impressionante o crédito que é dado a questão racial nesse país. Certa vez comentei durante uma das minhas aulas (quando fazia um curso em LA) que meu avô era mulato e minha avó branca descendente de Italianos. Meu professor logo exclamou: Oh! So you are the first black student I’ve had !

Alou? Nos Eua se você tem algum sangue negro na familia...pronto! Você é negro. Como se falasse mais alto.

No Brasil se você tiver a pele um pouco mais clara.... Você é branco! Mas nunca questionei a minha raça porque no Brasil nunca fui colocada numa situação assim. Não sou branca, nem sou negra... sou brasileira! Misturada assim mesmo!

Agora... Hispânica? Isso não sou não. Até onde eu sei hispânicos são pessoas de ascendência espanhola, mais especificamente de países falantes do espanhol (o que naturalmente exclui o Brasil).

Mas a latinidade nós não podemos negar! Tem muito brasileiro desinformado por aí, que se ofende ao ser chamado de latino. Mal sabem que o povo latino não se resume aos 50 paises da America Latina. À séculos atras os europeus eram denominados europeus nordicos e europeus latinos. Segunda nossa amiga
Wikipedia, latinos são todos os povos falantes de linguas latino-romanas, ou seja, espanhol, italiano, português e francês.

Agora porque os EUA tem sua propria designação para hispanidade, vai saber! Talvez seja mais simples para eles denominarem hispânicos sinônimo de latinos ao se referir aos cidadãos da America Latina. Afinal que diferença faz já que para a maioria deles somos todos iguais, falamos espanhol e dançamos salsa!

A verdade é que todo hispânico é latino, mas nem todo latino é hispânico. E ponto final.
 


  
 
Brasileira
Mineira
Taurina
Casada
Aspen, CO
Orkut
My Space

 


 
Just Lia
Os dias
Catita
Top Tres
Colagem
Designando
Na cozinha
Ar de Amor
Post Secret
Trupico mas...
O tempo voa
Deixa eu falar
One Hot Mama
Living Questions
Eu @ Big Apple
DriEveryWhere
Cyn por ai...
Mulherzinha
Life, now playing
The Cosmic Girl
Inside Mc's Mind
Minha Essencia
Bia Misunderstood


 
My Amazon.com Wish List