<body> <iframe src="http://www2.blogger.com/navbar.g?blogID=33452210" height="30px" width="100%" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" id="navbar-iframe" frameborder="0"></iframe> <div id="space-for-ie"></div>

Sunday, April 20, 2008
END OF HIBERNATION

Chegou a epoca tao temida. O periodo de hibernacao esta chegando ao fim e os ursos ja comecaram a descer das montanhas famintos atras de nossas latas de lixo.

Nao eh a primeira vez que tenho que enfrentar o medo de (mais uma vez) cruzar com esses peludos pelas ruas daqui. Medo e extrema admiracao pela beleza da vida selvagem nesse pais.

Aspen possui uma patrulha policial especialmente dedicada a esses bichinhos: "The Bear Patrol". Nao eh de hoje que a cidade vem enfrentando problemas com as invasoes de casas e ataque as cacambas de lixo. Embora os ursos negros sejam capazes de causar um estrago em casas e carros, dificilmente atacam pessoas - ao contrário de seus primos “grizzly bears” (famosos ursos marrons) que atacam e se alimentam de campers descuidados.

Geralmente basta um grito para espanta-los, mas eles estao se tornando cada vez mais danados. Certo dia estava andando pelo centro da cidade e vi um bocado de gente ao redor de uma arvore. Quando olhei pra cima, la estava um bebe urso sentado num galho, adorando toda aquela atencao.

Outono passado uma vizinha acabou nas primeiras paginas do jornal local. Ela escutou um barulho vindo da cozinha a 1 hora da manha. Quando desceu as escadas deu de cara com um urso adulto, um macho de 1.80 metros! Como ela parou na porta da cozinha, o urso ficou sem saida e entrou em panico. Deu uma patada no rosto da mulher que quase perdeu um olho!

Apesar do urso negro ser o mais pacifico dos ursos, todos os hoteis entregam folhetos com orientacoes de como se comportar em caso de ataque. A velha tatica de fingir de morto nao funciona. O conselho eh atacar o urso com pedras, galhos , binoculos ou qualquer coisa que estiver ao alcance. Na maioria das vezes o urso se intimida e vai embora.

A policia recebe diariamente dezenas de chamados pra espantar os ursos. A primeira vez que sao pegos pela patrulha sao recolocados na floresta. Na segunda vez tem de ser sacrificados. Isso porque se conseguem comida em um lugar SEMPRE retornam na esperanca de conseguir mais. Quando ha contato com humanos nao ha nem uma segunda chance.

Para evitar o sacrificio desse animais tao belos o esforco agora esta concentrado na comunidade. Para criar uma cidade a prova de ursos a orientacao eh que todos lacrem seus lixos, nao deixem racao de cachorro do lado de fora e limpem bem as churrasqueiras.


Can I have a fork? / Captured baby cub

Baby Cub on Hyman Ave / Euthanased Bear near school


Cub lost from his mother / Inspecting the garbage

Labels: ,

 


  
 
Brasileira
Mineira
Taurina
Casada
Aspen, CO
Orkut
My Space

 


 
Just Lia
Os dias
Catita
Top Tres
Colagem
Designando
Na cozinha
Ar de Amor
Post Secret
Trupico mas...
O tempo voa
Deixa eu falar
One Hot Mama
Living Questions
Eu @ Big Apple
DriEveryWhere
Cyn por ai...
Mulherzinha
Life, now playing
The Cosmic Girl
Inside Mc's Mind
Minha Essencia
Bia Misunderstood


 
My Amazon.com Wish List